O Conceito de Educação em João Amós Comenius, por Edson Pereira Lopes

09-06-2011 17:27

 RESUMO

O pensamento de Comenius tem sido revisitado por meio de alguns pesquisadores comenianos preocupados em demonstrá-lo como pedagogo, sendo esta uma das razões pelas quais é conhecido como o “pai da pedagogia

moderna”. Por outro lado, há poucas pesquisas que apontam Comenius como teólogo, enfatizando que ele não foi apenas um pedagogo, mas que sua atividade principal era a teologia. A partir dessa constatação, esta pesquisa objetivou demonstrar que só se pode compreender o conceito de educação de

Comenius tendo como pressuposto fundamental a inter-relação da teologia com a pedagogia, entre as quais Comenius não faz distinção. É somente com

este pressuposto que se compreende o motivo pelo qual Comenius destacou a

educação, fundamentada no ensino, na moral e na piedade, como a salvação

ou o remédio divino para a cura da corrupção do gênero humano, uma vez que ela tem como finalidade última fazer do homem um “paraíso de delícias

para o Criador”.1

PALAVRAS-CHAVE

Comenius; Teologia; Morávios; Ensino, moral e piedade.

INTRODUÇÃO

João Amós Comenius foi o primeiro indivíduo a instituir a educação como uma ciência sistemática, sendo esta uma das razões pelas quais ficou onhecido como o “pai da pedagogia moderna”. Todavia, percebe-se que o acesso dos pesquisadores brasileiros às obras primárias de Comenius em português está restrito à Didática Magna, o que resulta em algumas dificuldades para realizar a hermenêutica do pensamento comeniano. A maioria dos pesquisadores de Comenius tem seu foco voltado para os métodos educacionais, e assim ele é considerado apenas como pedagogo, o que contraria o próprio Comenius, que afirmou não se considerar um pedagogo, mas um teólogo por profissão e vocação.2

Talvez por esta razão é que encontramos raríssimos estudos referindo-se a Comenius como teólogo, com exceção dos rápidos e esporádicos comentários que aparecem em alguns poucos livros e dissertações.

Com base no exposto, o foco deste artigo é tríplice:

1) tornar as principais obras literárias de Comenius um pouco mais conhecidas do público brasileiro;

2) demonstrar a relevância do pensamento de Comenius para a atualidade;

3) identificar o real conceito de educação no pensamento de Comenius. como o “pai da pedagogia moderna”. Todavia, percebe-se que o acesso dos pesquisadores brasileiros às obras primárias de Comenius em português está

restrito à Didática Magna, o que resulta em algumas dificuldades para realizar

a hermenêutica do pensamento comeniano. A maioria dos pesquisadores de

Comenius tem seu foco voltado para os métodos educacionais, e assim ele é

considerado apenas como pedagogo, o que contraria o próprio Comenius, que

afirmou não se considerar um pedagogo, mas um teólogo por profissão e vocação.2

 

1. SÍNTESE DA VIDA E PRINCIPAIS OBRAS DE COMENIUS

No contexto da expansão da Reforma Protestante está a congregação dos Irmãos Morávios. Esse grupo remonta ao século 15 com Jan Hus (1369-1415),

que, além de líder religioso, foi reitor da Universidade de Praga. Desde cedo os morávios descobriram que uma das formas fundamentais para salvaguardar a unidade entre os Irmãos seria a educação, que se tornou, tradicionalmente, um dos princípios mais relevantes desse movimento religioso. Tal ênfase fez com que as escolas dos Irmãos Morávios, inclusive a Universidade de Praga (1348), fossem contadas entre as melhores da Europa na época de Hus e também nos dias de Comenius. A maioria dos professores tinha o grau de mestre, e era motivo de orgulho o fato de terem passado pela Universidade de Praga autoridades como o matemático João Kepler e o pensador Giordano Bruno, que ali também lecionaram.3 Os Irmãos Morávios demonstravam a dupla preocupação com a teologia e a pedagogia. Foi com esta perspectiva que traduziram a Bíblia, do hebraico e do grego, para sua língua materna, a célebre versão de Králice.4 João Amós Comenius nasceu em Nivnice, na cercania de Uherský Brod, na Morávia, hoje República Tcheca, em 28 de março de 1592. Matriculou-se na escola latina de Prerov, no ano de 1608, quando tinha 16 anos e se sobressaiu como bom aluno e como um paradigma para os seus colegas. Terminados os estudos na escola de Prerov, por recomendação de Lanecký, Comenius foi escolhido para ser ordenado pastor e nomeado para prosseguir os estudos superiores na universidade alemã de Herbon, em Nassau, que havia sido fundada em 1584.5

Em 26 de abril de 1616, foi ordenado pastor dos Irmãos Morávios. Dois anos depois, em 1618, estabeleceu-se na cidade de Fulnek e assumiu a responsabilidade pela escola da comunidade, desempenhando  atisfatoriamente a dupla função de pastor e educador.8

Por ser Comenius um líder respeitado entre os Irmãos Morávios, foi lavrado um mandado de prisão contra ele, o que o forçou a abandonar a cidade de Fulnek e a deixar o seu cargo pastoral. Com ele 36.000 famílias saíram da Boêmia e da Morávia, com a finalidade de fugir do horror da guerra. Foi neste

contexto que surgiu uma de suas obras mais importantes, Labyrint sueta a ráj srdce (O labirinto do mundo e o paraíso do coração), escrita em 1623, durante sua estada em Brandeis. Essa obra serviu para consolar os que haviam sobrevivido às vicissitudes da guerra e exortar as pessoas a não buscarem a felicidade nas riquezas, prazeres e fama, pois a felicidade consistia em ter comunhão e experiência com Cristo, para, então, ser uma nova criatura.

 

Notas:

1 COMENIUS, J. A. Didática magna. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 26.

2 LOCHMAN, J. M. Acta comeniana. In: Comenius as theologian. Praga: Akademie ved Ceske

Republiky, 1993, v. 10, p. 35.

3 LOPES, E. P. A inter-relação da teologia com a pedagogia no pensamento de Comenius. São

Paulo: Mackenzie, 2006, p. 93.

4 COVELLO, S. Comenius: a construção da pedagogia. São Paulo: Editora Comenius, 1999,

p. 16.

5 CAULY, O. Comenius: o pai da pedagogia moderna. Lisboa: Instituto Piaget, 1995, p. 43, 48.

6 COVELLO, Comenius, p. 30.

*O autor é bacharel em teologia pelo Seminário Rev. José Manoel da Conceição; mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, e professor da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

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