Educação Comparada: Analisando os Sistemas de Ensino do Brasil, da Argentina e do Chile
09-06-2011 17:53
Fazendo uma comparação entre os países, o que muda na questão das Etapas de Ensino quase sempre mudam as nomenclaturas: Na Argentina (Educação Inicial, Primária, Secundária e Terceira); no Brasil (Educação Infantil, Básica - Ensino Fundamental -, Intermediária – Ensino Médio – e Superior; e no Chile (Nível Pré-escolar, Nível Básico, Nível Médio com as modalidades: científico-humanista, de tipo geral, e técnico-profissional, que combina estudos gerais e formação para o trabalho; e Nível Superior, composto por universidades e institutos profissionais ou centros de formação técnica (pós-secundários de dois anos de duração), que no Brasil é conhecido como Cursos de Graduação Tecnológica. Há também uma variante entre um pais e outro em estudo quanto à duração de seus respectivos Nívieis de Ensino.
Percebe-se que a integração educacional na America do Sul é um processo complexo e multidimensional de mudanças em cada um dos sistemas educacionais dos países deste continente. É, também, um processo consensual, a obedecer princípios de cooperação e harmonia, visando atender interesses recíprocos, orientando-se por princípios de cooperação e união entre os países.
Enfim, os sistemas educativos dos três países apresentam problemas estruturais idênticos e diferenciadas ordens. Em outras palavras, há muitos avanços na Educação de ambos, mas, ainda há muito a se fazer.
———
Voltar