Cudando Bem desse País: Uma Reflexão sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de Junho
14-06-2011 18:08
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi promulgado pela Assembléia Geral da ONU - Organização das Nações Unidas - em 1972.
Como Cristão Protestante Metodista alegro-me muitíssimo em ver a IGREJA METODISTA DO BRASIL valorizando as Questões da Terra e do Meio Ambiente. Louvado seja Deus pela Criação do CEMAG (Centro Ecológico Metodista Ana Gonzaga) e outras instituições que se propõem a preservar o Meio Ambiente. Em 2002, a IGREJA METODISTA DO BRASIL realizou duas programações importantes sobre a Ecologia e a Responsabilidade Cristã e o Meio Ambiente (51ª Semana We sleyana em São Bernardo do Campo - SP e Seminário Regional de Capacitação Ecológica no Rio de Janeiro – RJ).
De 3 a 14 de junho de 1992, a Cidade do Rio de Janeiro foi o palco do mais importante Movimento sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Conferência denominada “Cúpula da Terra”, convocada pela ONU (Organização das Nações Unidas) ou ECO 92 - da qual participei e fiz parte da Comissão de Assuntos Religiosos sobre o Meio Ambiente -. Esse Conferência Mundial dispôs a defender o Planeta.[1] Os participantes, pessoas de diversas nacionalidades, adotaram o Programa intitulado “Agenda 21”.[2]
Ainda que bastante abrangente, a Questão Ambiental concebe como ambiente o lar, o trabalho, a comunidade, a escola e, enfim todo o espaço vivo do nosso ecossistema. Diz respeito aos problemas naturais – rios, mares, igarapés, lagos, lagoas, manguezais, matas, florestas, montanhas e vales; mas também envolve a devastação causada pelo lixo doméstico, industrial ou atômico, ou, pela falta de higiene, ou pela poluição da Atmosfera. Este é um Problema Internacional.
Inclusive, várias músicas populares foram escritas para conscientizar o homem da Presevação do Meio Ambiente para que se tenha um futuro saudável e bonito, duas delas são "Depende de Nós" - de Ivan Lins e Victor Martins - e " Herdeiros do Futuro" - de Toquinho e Vinicuis de Moraes-, das quais segue trechos abaixo:
“Depende de nós, quem já foi ou ainda é criança;
que acredita ou tem esperança,
de um mundo ainda melhor...
... depende de nós, se esse mundo ainda tem jeito;
apesar do que o homem tem feito,
se a vida sobreviverá”.[3]
“... vamos ter que cuidar bem deste país;
vamos ter que cuidar bem desse país;
será que no futuro terá flores?
Será que os peixes vão estar no mar?,
Será que o arco-íris terá cores?,
e os pássaros irão sobrevoar?”[4]
No Cenário Nacional, as Páginas da História são abalizadas pela exploração, que, lastimavelmente persiste amiúde em diversos lugares. Por exemplo, mais de 40% da Reserva Florestal Brasileira já não existe mais. Neste particular, enfatiza-se a exploração estapafúrdia da Amazônia, que poderá perder a posição suntuosa de “Pulmão do Mundo”. E o que tem sido feito para preservá-la?
A Cantora Joyce gravou com Chico Buarque de Hollanda no ano de 1989 uma Música intitulada Capitão, onde ela faz um questionamento interessante e conscientizador. Um dos trechos diz o seguinte:
“Brasil! Quem é que seria o Dono da Amazônia?;
e por aqui quem viveria, se a Guanabara explodisse em gás e sangue?;
seria outra a nossa História... ”[5]
Miltom Nascimento em seu LP Txai, gravado em 1990, na Música Sertão das Águas também dá um desabafo e faz um apelo a Preservação do Meio Ambiente. Eis alguns trechos:
“Vem e me abraça me leva pra beira do igarapé,
mapas escorrem das mãos que vão me fazer cafuné[6],
a vida começa agora, rios de mel, são ilhas de mel,
remansos e correnteza...
...corre nas veias remar e seguir a viagem,
viver só carece coragem;
esperança de que a paz reine na floresta;
não venha o fogo queimar,
nem trator correr arrastar,
pra que a vida queria pulsar, sem correr;
...Sertão das Águas, o amor quando quer é bater e valer,
inunda os dias de sol e pode chover se quiser...
...o meu pensamento vai, chega primeiro a minha voz...
...o grito dessas pessoas do fundo dos seringais,
devia ser escutado em Beléns e Manais;
...o grito dessas pessoas do fundo dos seringais,
precisa ser escutado em Beléns e Manais”.[7]
Preservar o Meio Ambiente é reverenciar ao Eterno Elohim – Criador dos Céus e da Terra. Acontece que o ser humano considera-se “o Dominador da Terra”, capaz de explorá-la sem quaisquer critérios.[8]
É necessário retornar às Raízes Históricas e Bíblicas. O Texto Bíblico do Bereshit (Gênesis) 1:26-30 chama a atenção quanto a Primeira Grande Comissão dada a Humanidade. Neste Texto, o Autor Sagrado apresenta o Ser Humano como Grande Tutor da Preservação da Obra da Criação.
As Criaturas de Deus precisam entender que os animais, a Natureza e todo o Meio Ambiente também possuem seus direitos, e estes devem ser respeitados.
Em nome do Progresso, da Industrialização, da Tecnologia, promove-se a Exploração Ambiental estapafúrida e desequilibrada. Com isto, é importantíssimo que seja resgatado o Sentido Bíblico da Mordomia Ambiental, ou, caso contrário, a Pregação em prol da Vida será comprometida!
Indubitavelmente, não basta exclusivamente fazer Campanhas esporádicas em prol do Meio Ambiente - só quando é 5 de junho! -.Deve haver uma constância!. O já mencionado Texto do Bereshit (Gênesis) e os Tehillim (Salmos) números 8, 15 e 104 compreendem um exercício quotidiano e metódico, contínuo e inacabado; em outras palavras, um Programa de Educação Ambiental executado amiúde visando conscientizar o Povo a lutar pela Preservação do Meio Ambiente.
Diga-se de memória; fomos criados à Imagem e Semelhança do Soberano Deus – El Shadday, Aquele que era,que é e que há de ser SENHOR.
E lembrem-se, como diz uma Música Cristã muito cantada nos idos de 1980 e 1990:
"A nossa força está na União;
O Mundo Novo vem de Deus e dos Irmãos,
Vamos lutando contra a divisão,
E preparando a Festa da Livbertação.
Lutar e crer, vencer a Dor,
Louvar ao Criador;
Justiça e Paz hão de reinar,
E viva o amor!".
Preservar o Meio Ambiente, é lutar contra a injustiça que surge na atitude de desmatar a terra, cortando árvores desordenadamente sem preocupar-se com o replantio de outras... É conscientizar pessoas da importãncia que as árvores tem para o ecossistema... é mostrar que a floresta é Criação de Deus, assim com os animais e pessoas que nela vivem. Isto é proclamar a Justiça e a Paz!
Que tenhamos uma mentalidade aberta e construtiva, e que possamos preservar o Meio Ambiente em todo o tempo; por amor a Vida e ao Autor da Vida, pois, por Ele, por meio Dele e para Ele são todas as coisas.
Pentecostes
2011
[1]Esta Conferência Mundial sobre o Meio ambiente também ficou conhecida pelas pessoas no Mundo como ECO 92.
[2]A Agenda 21 é um documento de 40 capítulos subdividos em 700 páginas que vem merecendo Estudos em todo o Mundo.
[3]LINS, Ivan. Música Depende de nós, LP Personalidade, 1986.
[4]MORAES, Vinícius de, TOQUINHO. Música Herdeiros do Futuro, Década de 1980.
[5]JOYCE. Música Capitão. Participação Especial de Chico Buarque de Hollanda. LP Joyce ao vivo, 1989, faixa 4 do lado 2.
[6]Cafuné é uma palavra muito utilizada em Cidades do Interior (Norte e Nordeste do Brasil principalmente) e está associada a fazer carinho, agir de forma carinhosa.
[7]NASCIMENTO, Milton. Música Sertão das Águas. LP Txai, 1990, faixa 3 do lado 2.
[8] Grifo do Autor.
———
Voltar