Bispo Luterano Aceita o Papa Como Porta-Voz da Cristandade, por https://www.msmtnews.com.br/ , Notícia de 21/03/2001 22:22

14-06-2011 14:56



Frankfurt (Alemanha), 21 mar (SN) - O Presidente da Igreja Luterana da Baviera, Bispo Johannes Friedrich, admitiu que o Papa, em circunstâncias específicas, devesse ser reconhecido com o Porta-Voz da Cristandade. Em um mundo globalizado, argumentou, essa posição unificada daria mais força à Igreja Cristã. Mas o Protestantismo não admitiria, nem pode admitir, admoestou, o Dogma da Infalibilidade Papal e um Papado com Poder Legal Absoluto. 

O Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM), o Bispo alemão Christian Krause, alertou, contudo, que a Proposta do Bispo da Igreja Baviera é um Tema que se restringe ao âmbito da Igreja Alemã. A Alemanha é o único País do Mundo no qual Evangélicos e Católicos somam quase o mesmo número de fiéis. 

Nos outros 71 países, onde estão situadas as 130 Igrejas Luteranas filiadas à FLM, esse tema nem chega a ser considerado. O Papa não seria mais Papa se também falasse em nome das Igrejas Protestantes, argumentou Krause, segundo o Serviço Evangélico de Imprensa (EPD), de Frankfurt. 

O presidente da FLM acha importante, porém, que Católicos e Evangélicos trabalhem mais em conjunto em Temas do Campo Ético e Social.

Voltar