Restauração - Uma Breve Introdução
08-06-2011 21:31De acordo com o Dicionário, "restaurar" significa "fazer voltar a uma forma antiga original", quando alguma coisa é restaurada nas Escrituras, todavia, ela é sempre aumentada, multiplicada ou melhorada, a fim de que o seu estado presente seja significativamente melhor do que era antes de ser restaurada [q.v. Joel 2:21- 26].
“E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía. Então, vieram a ele todos os seus irmãos e todas as suas irmãs e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um, um pendente de ouro. E, assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; porque teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas”. (Jó 42:10-12).
Por exemplo, sob a Lei de Moisés, se alguém furtasse um boi ou uma ovelha, não seria suficiente simplesmente restaurar o animal que ele havia levado, ele tinha de pagar cinco bois e quatro ovelhas [q.v. Êxodo 22:1].
Quando Deus restaurou Jó, depois das terríveis provações pelas quais passou, então, Deus o recompensou com o dobro do havia sido tomado dele e o abençoou mais nos seus últimos dias do que nos primeiros [q.v. Jó 42:10-12],
Jesus – o Messias Salvador disse que qualquer um que deixasse qualquer coisa para segui-lo, receberia cem vezes mais [q.v. São Marcos 10:29-30].
Deus multiplica quando ELE restaura, e então, em Seu Trabalho de Restauração atualmente, Deus não está simplesmente restaurando a Igreja à Glória que é mostrada no Tempo do Novo Testamento, ele está buscando restaurá-la a um estado ainda mais poderoso, majestoso e glorioso do que qualquer coisa que o mundo jamais tenha visto.
O Retorno do Messias está vinculado à Palavra da Restauração. A Bíblia diz que Ele será retido nos céus até “aos Tempos da Restauração de todas as coisas”, como Deus falou “por boca de seus santos profetas desde a Antiguidade” (q.v. Atos dos Apóstolos 3:20-21).
A Colheita Final, a maior de todos os tempos, está também vinculada ao Ministério da Restauração. Citando as Palavras do Profeta Amós (q.v. Amós 9:11-12), São Tiago afirma em Atos dos Apóstolos 15:14-18 que a conversão numerosa dos Não-Judeus (Gentios) é o Cumprimento do que fora dito por esse Profeta, que Deus promete restaurar o Tabernáculo caído de Davi, “levantando-o de suas ruínas, para que os demais homens busquem ao Senhor” (Atos dos Apóstolos 15:16-17).
Assim como o Tabernáculo de Davi representa a Restauração da Comunhão com Deus que foi perdida no Éden, também, a Analogia do Renovo simboliza a Restauração da Imagem de Deus, a Santidade e o Laço Familiar com Deus. Isaías 4:2-3 fala de um "Renovo do Senhor", que irá surgir, aquele Renovo do Texto Profético é Jesus Cristo, o Cabeça da Igreja, a qual consiste daqueles que receberam a Salvação e o Novo Nascimento pela Graça, mediante a Fé.
Jesus – o Messias - identificou-se como a Videira, e o Povo como os Ramos unidos a Ele, e disse que eles dariam muito fruto se eles estivessem Nele [q.v. São João 15:5].
Dentre os vários Aspectos da Restauração desse Tabernáculo, a sentença: “para que os demais homens busquem ao Senhor” implica na Conversão de uma enorme massa de pessoas, incluindo os Judeus (Povo de Israel), onde temos visto um grande número de Judeus aceitando Yeshu’a (Jesus) como Messias Salvador. Estamos nesse tempo. Deus promete restaurar e restaura mesmo! ELE começou uma Boa Obra e é Fiel para completá-la.
Observe, entretanto, que São Tiago não completa as Palavras dadas por Amós. Por que? Porque elas se aplicam especificamente para o Nosso Tempo. As palavras omitidas por ele são: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra a terra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e os outeiros se derreterão” (q.v. Amós 9.13). Essas Palavras são Proféticas e Futuras.
———
Voltar