Declaração Conjunta Sobre a Doutrina da Justificação, por Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Adaptações do Rev. João Paulo da Silva
14-06-2011 14:43
A Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica foi um Documento assinado em 31 de outubro de 1999, na Cidade de Augsburgo, estabelecendo que as Confissões Católica e Luterana professam a mesma Doutrina sobre a Justificação pela Fé, embora com diferentes desdobramentos. Assinaram o Bispo luterano Christian Krause e pela Santa Sé o Cardeal Edward I. Cassidy.
Os Membros da Federação Luterana Mundial, presidida pelo Reverendo Ishmael Noko e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, presidido pelo Cardeal Walter Kasper festejaram a Assinatura do Documento, pois era um passo para o Ecumenismo entre as Denominações Cristãs.
A Declaração pode ser resumida nesse parágrafo:
- "Confessamos juntos: somente por Graça, na Fé na Obra Salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus e recebemos o Espírito Santo, que nos renova os corações e nos capacita e chama para as Boas Obras"
Porém Luteranos mais conservadores, como o Sínodo de Missouri - que no Brasil é representado pela IELB: Igreja Evangélica Luterana do Brasil -, rejeitaram o Documento, pois, apesar da Igreja Católica reconhecer a Doutrina da Justificação pela Graça, o Principal Fator Religioso da Reforma Protestante, não reviu as Decisões do Concílio de Trento.
———
Voltar